Skip to content
October 12, 2007 / heinar

BROA DE MILHO PORTUGUESA LEGÍTIMA

Dica do gastrônomo lusitano Guilherme Gouveia:


Heinar, aqui vai a receita da sencacional Broa de Milho Portuguesa, aquela que o povo lá come com Sardinhas, Bacalhau ou com manteiga açoreana.

Vi várias receitas todas muito parecidas a esta, então deve ser OK. Deve dar para fazer a primeira sem o crescente.
Se testar e ficar boa me avisa.

Guilherme

BROA DE MILHO

INGREDIENTES:

2 kg de farinha de milho
1 kg de farinha de trigo
30 gramas de fermento de padeiro
150 gramas de crescente (massa levedada da broa anterior)
água

PREPARAÇÃO:

Peneira-se a farinha de milho para uma travessa de madeira. Adiciona-se a farinha de trigo e mistura-se tudo. Aquece-se água numa panela. Amasse a farinha, adicionando a água quente. Junta-se o crescente e o fermento de padeiro. Amassa-se tudo, de modo que a massa ficar com uma consistência média. Tapa-se a travessa com um pano e um cobertor de lã. Coloca-se num local de temperatura amena e sem correntes de ar, para a massa levedar. Aquece-se o forno de lenha. Quando o forno estiver bem quente puxam-se as brasas para a boca do forno. Traz-se a travessa com a massa lêveda para junto do forno e começa-se a colocar a broa numa assadeira previamente polvilhada com farinha. Coloca-se a broa no forno com o auxílio de uma pá polvilhada com farinha, a fim de assar, tendo o cuidado de começar do fundo para a boca. Tapa-se a boca do forno. Vai-se verificando se a broa não está queimando e, se necessário, abre-se um pouco a porta do forno. No fim de assada, retira-se do forno e coloca-se na mesma travessa que serviu para amassar e deixa-se esfriar.

 

 

UPDATE: Muita gente perguntou como fazer a primeira boa sem o crescente. Crescente, (levain, em francês, ou starter, em inglês), nada mais é que a massa fermentada. O Guilherme sugeriu fazer a receita sem o crescente, mas alguns leitores tentaram e nao deu muito certo. Minha sugestão é tentar criar seu próprio crescente, começando com menos farinha, deixando crescer e descartando a massa que sobrar. Quando o crescente estiver bem vivo (ou seja, crescendo depois de um certo tempo), partir para fazer a receita final.

About these ads

8 Comments

Leave a Comment
  1. joaquim raposo / Apr 2 2010 12:32 pm

    tambem fiz a broa …mas nao sei o que se passou nao saiu la muito bem a meu ver…no entanto desfarelei-a e fiz um Bacalhau estraordinário com ela,serviu-se la no restaurante pra exprimentar e os clientes disseram pra continuar pois o prato estava optimo…deram-me os “muitissimos parabens”…pois onde estou a residir agora é em fraça onde abri um restaurante com comida “tradicional portuguesa”até ao momento nunca tinha eperimentado nada com broa…aqui nao a quem a venda temos de ser nos a fazer tudo…e ainda bem…

  2. emilia / Jun 22 2012 8:24 pm

    meu nome é emilia,amanhã vou tentar fazer esta broa q\ tanto amo.só q\ tenho 2 duvidas ;1 n\ tenho o levedo da outra broa,,v\ guardar como p\ fazer a proxima receita….2 meu forno é acoplado ao fogão à lenha ,posso colocar a broa em 1 tabuleiro polvilado c\ a farinha.Será q\ vai dar certo,como vou tentar amanhã depois eu conto.a isca fica guardada na geladeira,n\sei 1 abraço emilia.

  3. telmo cipriano / Aug 2 2012 1:46 am

    OLA EU SOU TELMO CIPRIANO SOU PORTUGUES E CHEF DE COZINHA AQUI NO RIO NO RESTAURANTE AZUL MARINHO NA PRAIA DO ARPOADOR, EU TAMBEM FACO PAO PORTUGUES NO RESTAURANTE E ESTAO A ADORAR EM BREVE VOU FAZER BROA DE MILHO PARA ELES EXPERIMENTAREM.

    • heinar / Aug 2 2012 2:12 pm

      Obrigado, Telmo. Adoraria experimentar a sua receita de pão portugues. Você pode envia-la? Abraços, Heinar

  4. telmo cipriano / Aug 3 2012 12:24 am

    eu mostro-lhe como se faz, na sua padaria aqui nao ponho a receita obrigado.

    • heinar / Aug 3 2012 11:05 am

      A minha padaria, por enquanto, é apenas virtual, mas posso visitar seu restaurante quando for ao rio.

  5. francisco / Oct 27 2012 2:45 pm

    No mínimo acho o Update que o autor colocou ( como fazer o crescente) incoerente, pois como fazer a massa que vai virar “crescente” se não temos o crescente para fazer essa massa ?

Trackbacks

  1. broa de milho portuguesa « Padaria Maracy Terceiro Palace

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: